1970

 

Logo no início do ano, Elvis já estava em Los Angeles para os ensaios da sua segunda temporada no International. Desta vez ele abriria uma temporada de inverno que se iniciaria no final de janeiro, mesmo que seu contrato previsse uma segunda temporada apenas para agosto. Mesmo com as dúvidas de que uma temporada no inverno não seria tão lucrativa, Elvis quebrou seu próprio recorde. O background sofreu algumas mudanças, Ronnie Tutt, com compromissos inadiáveis, foi substituído por Bob Lanning e Larry Muhoberac por Glen Hardin. No quarteto dos Imperials, o líder Jake Hess e Gary McSpadded cederam lugar para Joe Moscheo e Terry Blackwood. O traje de Elvis também foi modificado, agora ele usava um macacão branco e caríssimos anéis de brilhantes. A platéia continuou recebendo conhecidos nomes como Juliet Prowse, George Chakiris, Liberace, Lana turner, James Brown e até Dean Martin. Elvis era dinâmico e muito engraçado no palco o que impedia que o show caísse na monotonia. Ele era também o artista mais bem pago, recebendo 1 milhão de dólares por ano pelas duas temporadas em Las Vegas. A RCA lança nesta época o LP In Person. O último show da temporada foi no dia 23 de fevereiro e foi mais longo que os outros. Foi durante esta temporada que Priscilla subiu ao palco, em um dos shows, e ficou olhando para Elvis, que por alguns momentos ignorou sua presença ali. Depois ela abraçou o marido em meio a calorosos aplausos. Entretanto, os boatos de que o casamento deles estava acabado eram freqüentes. Segundo a própria Priscilla, o triunfo em Vegas inicialmente trouxe certa vitalidade ao casamento deles. Ela se envolveu bastante, indo freqüentemente a Nova Iorque para encontrar acessórios para Elvis, lenços, jóias. Ela realmente gostava de ficar com ele no International, que havia se tornado em "a casa longe de casa". Foi a primeira vez que ela esteve com Elvis em um momento alto em sua carreira. Ela estava feliz ao vê-lo tão entusiasmado. Entretanto, aos poucos Elvis passou a ficar em Vegas após os shows e quando estava em casa ele se tornava muito irritado sem nada o que fazer. Priscilla resolveu não acompanhá-lo a Palms Springs porque a viagem era muito longa para Lisa e a partir daí a separação passou a ser maior. Além disso os tours fora de Las Vegas passariam a ser cada vez mais freqüentes, até o dia em que Elvis sugeriu que a esposa fosse menos a Las Vegas também, comparecendo apenas as aberturas e encerramentos de cada temporada. A separação parecia inevitável. O Coronel agitava-se no preparo de tours pelo país todo. O primeiro show, fora de Las Vegas, ocorreu em Houston no Astrodome (44.500 assentos lotados em todos os shows totalilzando 200 mil pessoas). Dissipando os comentários de uma possível separação Priscilla esteve presente. Foram seis shows, três tardes e três noites de 27 de fevereiro a 1 de março. Após a última noite houve uma comemoração no Hotel Astroworld, com presença maciça da imprensa.
Em abril, Elvis e Priscilla compram a casa no número 845 da Chino Canyon Rd., em Palm Springs, CA. Eles deram entrada de $13.187,83 dólares e continuaram pagando em parcelas os restantes $85.000,00 dólares. Em maio Priscilla é vista ao lado de Elvis em Las Vegas, onde assistiram show de Tom Jones, retornando a Graceland em seguida. O descanso terminou quando a RCA requisitou-o para novas gravações. O estúdio de Memphis estava fechado, então as gravações foram feitas em Nashville. Entre as canções gravadas estavam "Twenty days and twenty nights", 'I've lost you", "The sound of your cry" entre outras. Logo após as gravações Elvis voltou a Los Angeles para os ensaios da temporada de verão em Las Vegas. O diretor Denis Sanders estava presente para início das filmagens de um documentário que seria entitulado "Elvis That's the way it is". As câmeras da MGM filmaram ensaios/gravações da temporada, mas não perceberam o Coronel gastando fortunas nos cassinos. Para os ensaios finais Elvis chegou com duas modificações, Emily Houston cedia lugar para Ann Williams e a regência orquestral passava para as mãos de Joe Guercio. A segunda temporada em Las Vegas teve início na noite de 10 de agosto, logo após a de Eddy Arnold. Elvis foi filmado na suíte momentos antes do show enquanto a platéia recebia nomes conhecidos como Sammy Davis Jr, Cary Grant, Nancy Sinatra, Juliet Prowse e o sr. e sra Xavier Cugat. A MGM gravou as seis primeiras noites. Logo a RCA decidiu prensar o LP da trilha do filme. O festival de verão em Vegas terminou no dia 7 de setembro. 48 horas depois Elvis estaria se apresentando no Veterans Coliseum da cidade de Phoenix, Arizona. Os Imperials foram substituídos por Hugh Jarret Singers. E Milie Kirkham foi substituída por Kathy Westmoreland. Para o show seguinte ele já havia atravessado o país para cantar em St. Louis e 24 horas depois se apresentava em Detroit, no Olympia Stadium. Na noite seguinte, estava em Miami, na seguinte em Tampa e depois em Mobile, último compromisso deste tour. Dizem que Elvis teria entrado em depressão no final deste tour e também passou a ter maiores problemas oculares (que por fim seria diagnosticado como glaucoma). Este tour foi um verdadeiro teste no relacionamento Elvis/Concerts West (Formada por Tom Hullett e Jerry Weintraub e trabalhando exclusivamente para o Coronel), traduzindo-se em sucesso comercial e levando-o a necessitar estimulantes e calmantes para poder acompanhar o ritmo exaustivo dos shows. Elvis passaria a ser requisitado para shows em todas as partes do mundo, entretanto o Coronel, por motivos pessoais, fazia questão de não mencionar tais ofertas à Elvis. Na mesma semana depois do tour Elvis volta a Nashville para 7 dias ininterruptos de gravação com início no dia 22 de setembro. Entre as canções gravadas estavam "Where did they go Lord" "Rags to Riches" e "Snowbird" entre outras.

1970 - Elvis cria o logotipo TCB

 
Por volta de setembro Elvis começou a pensar em um logotipo para si mesmo. Segundo Joe Esposito, Elvis e Priscilla finalmente encontraram o que ele queria. O logotipo TCB, formado com as letras TCB e um raio significaria: "tomando conta dos negócios rapidamente". Priscilla teria desenhado as correntes. A partir de outubro deste ano Elvis as providenciou para ele, seus associados e amigos. As correntes foram feitas por Schwartz & Ableser de Beverly Hills. Elas eram de ouro e custavam $90 dólares cada, e se transformaram em símbolo da amizade e respeito de Elvis através dos anos. O casal Presley passou a receber aulas de caratê em Los Angeles, com o guarda costas Ed Parker (Parker faleceu em dezembro de 1990). Priscilla passaria a receber aulas de Mike Stone por sugestão do próprio Elvis. Priscilla e Mike Stone passaram a ter um relacionamento amoroso durante algum tempo. Isso acabou pondo um fim ao casamento deles. Depois de se separarem, ela foi viver com Mike em 1972.

1970 – Lançado "That's the way it is"

 

O documentário "That's the way it is" surgiu nos cinemas em novembro e foi classificado no o ranking anual de filmes mais rentáveis na 11ª posição.No dia 10 de novembro Elvis iniciava novo tour que incluía 8 cidades. Sendo que as 6 primeiras cidades eram na costa oeste Elvis ficaria na Califórnia de onde partiria para os compromissos em um jato fretado. Após a última noite Elvis e seus amigos ficaram no hotel Denver, indo depois para a Calilfórnia ficando lá até o final do mês. Nesta época dizem que Vernon e Priscilla estavam preocupados com as grandes quantias gastas por Elvis para presentear amigos e desconhecidos. Seria nesta época também que Elvis teria ido visitar o FBI. Usando o pseudônimo John Burroughs ele embarcou num vôo comercial para Washington DC, onde pretendia encontrar-se com John Finlator, diretor do Departamento de narcóticos do FBI. Segundo Priscilla, Elvis teve que ir para Los Angeles, primeiro devido a uma reação alérgica a penicilina que ele tinha tomado para um resfriado que estava tendo. Ele telefonou para Jerry Schilling que foi encontrá-lo lá. Jerry levou 500 dólares porque sabia que Elvis nunca carregava dinheiro. Durante o vôo até Washington, Elvis começou conversar com um rapaz que estava voltando do Vietnam e logo em seguida pediu os 500 dólares para dar ao rapaz, mesmo Jerry explicando a ele que era todo o dinheiro que eles tinham. Uma vez na capital federal ele hospedou-se no Hotel Washington. Sonny West foi encontrá-los na manhã da segunda-feira. Elvis enviou uma carta ao presidente Nixon (a que escrevera enquanto a bordo do avião) e saiu sozinho para o FBI enquanto Jerry esperava pela chamada do presidente. Elvis encontrou Finlator que infelizmente negou seu pedido para obter uma insígnia do departamento de narcóticos. Após a visita ao FBI, Elvis vai até a casa Branca onde é recebido pelo Presidene Nixon, acompanhado de Jerry Schilling e Sonny West. O dia era 21 de dezembro e Elvis foi nomeado oficial do Orgão federal de Combate às Drogas, recebendo a tão desejada insígnia do próprio presidente. Nixon também ganhou um presente do visitante, um raríssimo Colt 45 de sua coleção particular. Em dezembro, Elvis e Priscilla compram uma casa maior no número 144 Monovale, Holmby Hills, CA. Eles pagaram $339.000,00 dólares. Priscilla conta em seu livro "Elvis and Me" que ela ficou muito feliz em poder decorar esta casa. Esta seria a última casa adquirida por Elvis na California. O Natal foi bastante alegre já que Elvis estava muito feliz com o sucesso de "That's the way it is" da mesma forma em que esteve feliz com o sucesso de "King Creole", anos antes. A festa de fim de ano foi no T.J.'s Lounge mais uma vez, onde ele chegara de braços dados com Priscilla. Ronnie Milsap foi o cantor contratado da casa.

January/February 1970
Elvis returns to the International Hotel for another month-long engagement. This time, he breaks his own attendance records. One-piece jumpsuits debut and karate moves are now an even bigger part of his stage show. The live album, "On Stage," is recorded in February and will be shipped in June. It will reach #13 on the album chart.
Elvis at Houston Astrodome
February/March 1970
A press conference is held in Houston on the 27th. Elvis performs afternoon and evening shows at the Houston Astrodome. Two more shows follow on both February 28 and March 1. A closing press conference and banquet follow and Elvis is presented an armload of recent gold record awards. The six shows attract 207,494 people and sets records. There is speculation among the press and the public that Elvis might tour in concert for the first time since the fifties.

April 20, 1970
The single “The Wonder of You” is released and hits #9.

June 1970
In Nashville, Elvis records several singles and the material for the albums “Elvis Country” and “Love Letters From Elvis.”

July/September 1970
Elvis returns to Vegas for what the Colonel has now dubbed “The Elvis Presley Summer Festival.” This is another month-long engagement at the International. He opens on August 10 and closes on September 7. MGM is on hand to shoot a documentary film called “Elvis -That’s the Way It Is” that will show Elvis off stage, in rehearsals, in the recording studio, and on stage. RCA will also release an album with the same title.

September 1970
Starting on September 9 through September 14, Elvis takes his show on a nine-city tour. It is a smashing success, the first tour since 1957. MGM films portions of the first show on this tour for use in “Elvis - That’s the Way It Is.”

Elvis has a recording session in Nashville to finish up the albums started in June.

October 9, 1970
Elvis buys his first Stutz Blackhawk, a 1971 model.

October 19, 1970
The first order of 12 TCB necklaces is picked up from Schwartz and Ableser Jewelers in Beverly Hills.

November 11, 1970
“Elvis, That’s The Way It Is,” Elvis' 32nd film, opens in theaters to good reviews and good box office. An album of the same title is released, but only one song, "I Just Can't Help Believin'," is actually from a stage performance included in the film. The other songs are studio recordings, some of which Elvis performs live on stage or in rehearsal footage in the film. The album peaks at #21 on the album chart.

December 4, 1970
Elvis and Priscilla complete the purchase of another home in California at 144 Monovale for $339,000.

December 21, 1970
Elvis’ famous visit with President Richard Nixon at the White House occurs. Today, copies of the photos from that meeting are the most requested documents from our National Archives.