1976
No dia 20 de abril Elvis faz um empréstimo de $ 1.3.milhão de dólares (outras fontes citam apenas $700.000,00) com o "National Bank Of Commerce" para financiar um projeto consistindo de quadras de tênis chamado The Presley Center Courts. Este foi o primeiro e único investimento que Elvis faria em sua vida, usando seu nome. Seria uma cadeia de quadras de tenis a serem construídas em todo o país, começando em Memphis. O Dr. Nichopolus, Joe Esposito e Michael McMahon eram os sócios no empreendimento. No final do ano de 76 Elvis saiu do negócio quando foi pedido a ele que investisse mais dinheiro. Joe Esposito e o Dr. Nichopolus mais tarde processaram Elvis pela quantia de $ 150.000,00 dólares.
Elvis fez mais uma tour dos dias 21 ao dia 27 de abril entre as cidades visitadas estão: Seattle, Washington - Long Beach, CA - Denver, Colorado. No dia 28 de abril Elvis e sua banda iniciam os ensaios em Nevada para a próxima temporada de shows. Do dia 30 de abril ao dia 9 de maio acontece a temporada no Sahara Tahoe em Nevada.
De 27 de maio a 6 de junho Elvis faz outra turnê, entre as cidades visitadas estão: Fort Worth, TX - Lubbock, TX. Atlanta, GA. Do dia 27 de junho a 5 de julho mais uma turnê, entre as cidades estavam: Shreveport, Louisiana, Richmond, Virginia entre outras. Elvis desmaiou a caminho de North Carolina (Carolina do Norte), mas foi capaz de finalizar a turnê em Memphis no Mid South Coliseum.
No dia 13 de julho, Red West, Sonny West e Dave Hebler são despedidos por Vernon. Do dia 23 de julho ao dia 5 de agosto outra turnê e entre as cidades visitadas estavam: Hampton Roads, Virginia - Rochester, NY - Fayetteville, NC. Do dia 27 de agosto a 8 de setembro Elvis fez outra turnê, entre as cidades visitadas: Pine Bluff, Arkansas - Tampa, FL - Tuscaloosa, Alabama.
Durante o mês de outubro, Elvis tem uma conversa por telefone com Red West. A fonte é uma fita cassete da gravação feita por Red West que diz na própria fita que esta foi gravada na época em que ele estava escrevendo o livro "Elvis what happened". Segundo ele, o motivo para tal gravação era o de provar que as coisas que eles escreveram no livro eram verdadeiras. Na verdade o que Red "prova" é que ele escreveu o livro como forma de "vingança". Na conversa Elvis nega seus problemas de saúde, mas a conversa prova que Elvis tinha problemas com os remédios, nada além disso. A transcrição se encontra no livro "Elvis - word for word" escrito por Jerry Osborne. Esta transcrição é de muita importância na compreensão do que aconteceu entre os guarda-costas e Elvis. Jerry Osborne diz que " a fita não começa com o início da conversa. A comparação da conversa real (apresentada aqui) com a versão apresentada no livro "Elvis what Happened" revela muitas edições, e pior ainda, adição de coisas que Elvis não falou. (Elvis Word for Word pag. 250). Entre outras passagens, esta mostra claramente o motivo pelo qual Red escreveu tal livro, motivo este que não tem nada a ver com o alegado de que eles estavam querendo ajudar Elvis. Elvis foi usado, como é até hoje, como forma de gerar lucros.
Partes da transcrição apresentada no livro Elvis Word for Word:
Elvis: "Você sabe, o que aconteceu (Red sendo despedido) foi uma combinação de várias coisas. Não foi pessoal, não foi nem os processos. Muitas coisas se empilharam. Talvez eu tenha perdido a noção de tudo, de você e sua família porque eu amo Pat (mulher de Red) e sua família".
Red: "É, foi algo muito frio … mas como você disse você teve problemas.”
A conversa se desenvolve em torno do problema com as quadras de tênis. Red concorda que foi realmente um problema financeiro sério. Aparentemente pelo que Elvis diz, ele entrou no negócio para ajudar Joe e o Dr. Nichopolus com a promessa de que ele não precisaria investir nada, só autorizar o uso de seu nome. Não foi isso que aconteceu, devido à uma terceira pessoa envolvida no negócio. Elvis assinou um contrato mas ele foi alterado e ele teve que investir dinheiro. A perda do dinheiro fez com que ele precisasse cortar despesas.
Red: Você está certo (em sair do negócio). Essas pessoas tentando tirar proveito de você. Eu não o culpo. Mas acredito que toda essa pressão e tudo mais - processos e etc - levou ao nosso fim. Mas foi um choque para todos nós. Dave (Hebler) estava quebrado. Bem… todos nós quebramos. Claro que tinha algumas propriedades e eu vendi, vendi minha casa. Odiei fazer isso mas quando é preciso, é preciso. … Foi em uma época ruim.
Elvis: Bem, acredito que nunca haveria uma época boa para isso. Foi em uma época ruim para mim também…Eu ainda não estava fora do hospital e portanto não estava ganhando dinheiro…e meu pai, eu quase o perdi.
Red: Ouça, eu posso entender. Mas, nós ficamos chocados por um tempo. O que nós fizemos? Mas daí pensamos sobre tudo, a pressão e tudo mais e pensamos 'bem acho que ele tem suas razões'. Mas, nós sempre conversamos sobre as coisas, houve tempos em que não conversamos, mas na maioria sim, se nós tivéssemos ouvido de você teria sido mais fácil aceitar.
Elvis: Mas com relação aos negócios eu não faço isso. (se referindo ao fato de que Vernon é quem sempre executa as decisões. Ele explica então como na época ele estava tentando resolver os problemas das quadras de tênis etc).
Elvis também fala sobre como ele não podia confiar em Dave Hebler, que aparentemente não gostava de ninguém no grupo. E como Ed Parker tinha avisado que Elvis precisaria manter os olhos abertos com ele, mas na época Elvis não tinha compreendido. (Red não comenta nada sobre) Ainda sobre Dave, Elvis comenta:
Elvis: Aconteceu, eu me tornei um objeto, não uma pessoa (de quem as pessoas como Dave tiram proveito).Você sabe eu não sou aquela placa lá fora (Elvis Presley Boulevard) eu sou uma pessoa.
Red: É desta forma que eu sempre vi você.
Elvis passa a falar de como ele não teve culpa por Red não estar presente em seu casamento (algo que Red sempre teve ressentimentos, segundo o próprio Joe Esposito) e Red diz que ele desconfiou que tivesse sido mesmo o Coronel. Então Red começa a falar sobre as drogas e como eles (guarda-costas) não passavam mais tempo com ele e que não havia mais diversão.
Red: Nós todos nos preocupamos muito com você, tomando muitas coisas (pílulas).
Elvis: Você se preocupa tanto comigo que você acaba por me magoar no fim.
Red: Isso foi depois de você me magoar. Você deixou eu e minha família na rua então não vamos falar sobre mágoas.
Elvis: Bom, coisas aconteceram das quais você não tem conhecimento.
Red: Tudo o que eu sei é que eu fui pra rua.
Elvis: Tudo o que eu sei é que havia tensão no grupo e estava todo mundo com medo.
Red: Bem isso é verdade também.
Elvis: Então ninguém sabe quem estava ouvindo o que. E tudo ficou tenso ao invés de ser divertido. Algo ficou errado. Além do problema das quadras onde nós precisamos cortar as despesas.
Red: O que quer que você precisava fazer, precisava. Eu falei para seu pai. Se você precisa cortar despesas, tudo bem mas foi um pouco estranho para mim que tivesse que ser eu o despedido. Você poderia ter despedido outros. Eu achei que eu era importante para a organização mas fico feliz em descobrir que não. Porque eu ainda tenho um pouco de vida, sou jovem e posso encontrar outras coisas.
Então Elvis fala sobre como Sonny nunca estava por perto para cumprir com suas obrigações e como Hebler tentava sair pela tangente sempre, usando táticas para manipular outros do grupo. Apenas no final da conversa o livro "Elvis what happned" é mencionado. Red pergunta se as pessoas estão preocupadas com o livro e Elvis diz que não.
Red: Isso é bom, porque eu estava quebrado. Me fizeram uma oferta para escrever o livro. Eu disse que sim, se eu pudesse escrever sobre os bons tempos.
Elvis: Você faça o que quer que você precisa fazer. Se você e Pat precisar de algo eu estou aqui, pode contar comigo.
Este foi o fim da conversa.
Ainda em 1976
No inicio de novembro, Linda e Elvis. Ela sabia que ele estava encontrando outras mulheres, algo que não acontecia no início do relacionamento dos dois. Entretanto, com o passar do tempo, outra garota Sheila Ryan, se tornaria companhia constante de Elvis. Sheila e Linda muitas vezes salvaram a vida de Elvis e ambas estavam cansadas da frustração de não poderem ajudá-lo de verdade a se livrar de sua dependência dos remédios. Sabendo da existência de Sheila, Linda resolveu começar a sair com outros rapazes e contou a Elvis sobre seu plano. Se Elvis se importou ele não demonstrou pois apenas concordou com a idéia de Linda. Ela teria um caso com o pianista David Briggs esperando que talvez isso tivesse algum efeito positivo em Elvis, no sentido de mudar seu rumo mas não foi o que aconteceu. O romance entre ela e David não durou muito tempo. Nesta época Elvis contou a Sheila que Linda o tinha deixado e que agora ela poderia viver com ele, Sheila recusou a oferta. Segundo Joe, não havia nada que Linda, Sheila, ele ou Jerry pudesse fazer para ajudá-lo mas eles pelo menos tentavam.
Neste meio tempo, Elvis passou a se encontrar com a modelo Mindi Miler, mas o romance durou apenas 6 meses. De qualquer forma com Linda e Sheila fora da jogada Mindi acompanhou Elvis em seus tours por este tempo. Como a maioria das namoradas de Elvis, o esquema dos tours era realmente muito estressante e Mindi não agüentou por muito tempo e o deixou também.
Elvis conhece Ginger Alden
No dia 19 de novembro, Elvis conhece Ginger Alden em uma festa em Graceland. George Klein foi o responsável pelo encontro. George tinha imaginado que Terry seria um bom par para Elvis mas ele se interessou pela irmã mais nova, Ginger. Naquela noite as três irmãs estavam em Graceland, Terry, Rosemary e Ginger. Joe Esposito comenta em seu livro "Good Rocking tonight" que Ginger lembrava Priscilla na aparência e isso teria chamado a atenção de Elvis. Segundo ele, depois da separação com Linda, Elvis telefonava e pedia para Priscilla voltar freqüentemente. Mas segundo Joe, não dava para saber se era isso mesmo o que ele queria ou se era uma forma de se vingar de Priscilla, casando de novo com ela para deixá-la. No dia seguinte, 20 de novembro, Elvis telefonou para Ginger e a convidou para visitá-lo em Graceland e a levou a Las Vegas. A timidez de Ginger era algo que atraía Elvis até ele descobrir que não era timidez, mas falta mesmo de assunto. Eles não tinham nada em comum. No fim de sua vida Elvis referia a Ginger como sendo seu albatroz, algo que ficava as voltas e o incomodava. Mas Elvis estava muito doente para fazer algo a respeito, tudo o que ele fazia era reclamar. Ainda segundo Joe, no final Ginger significava muito pouco para Elvis. Ironicamente, ela não se cansa de dar entrevistas para fãs dizendo o quanto ele a amava e como eles tinham planos para se casarem.
Meados de 1976
Do dia 24 ao dia 30 de novembro, Elvis se apresenta em San Francisco, CA - Reno, Nevada - Portland, Oregon. Do dia 2 ao dia 12 de dezembro, Elvis cumpre sua última temporada no Hilton Hotel em Las Vegas. Na última noite ele escreve um bilhete que foi encontrado posteriormente por uma camareira do Hotel e demonstra (no papel) o desespero em que ele se encontrava. Ele iria embora no dia seguinte para Memphis mas resolveu ficar mais uma noite no hotel para descansar.
No dia de Natal Elvis doa $1.000,00 dólares para o policial Kelly Lange, dá carros a estranhos e doa $52.000,00 dólares para caridade. Lisa vai para Graceland passar alguns dias com ele. Ela ganha um golf-cart de Natal.Do dia 27 ao dia 31 de dezembro, Elvis se encontra em turnê, terminando com uma apresentação especial na véspera de ano novo em Pittsburgh, Pennsylvania. Este show é considerado um dos melhores em sua carreira, eleestava de ótimo humor, segundo alguns pelo fato de Ginger estar acompanhando-o. No final do show, ele recebe a notícia de que seu primo Bobbi Mann havia falecido aos 38 anos de idade de overdose. Elvis chega em Memphis as 6:30 da manhã. O primeiro dia de 1977 se inicia.
February 1976
Elvis has a week of recording sessions in the den at Graceland, with RCA bringing in mobile recording equipment. Songs from this will comprise the forthcoming album “From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee” and over half of the forthcoming “Moody Blue” album.
March 17-22, 1976
Elvis tours in concert.
April 21-27, 1976
Elvis tours in concert.
April 30 - May 9, 1976
Elvis performs an engagement at the Sahara Tahoe in Nevada.
May 27 - June 6, 1976
Elvis tours in concert.
June 25 - July 5, 1976
Elvis tours in concert.
July 23 - August 5, 1976
Elvis tours in concert.
August 27 - September 8, 1976
Elvis tours in concert.
October 14 - 27, 1976
Elvis tours in concert.
October 29 - 30, 1976
Elvis continues recording in the den at Graceland, including his last single "Way Down."
Early November 1976
Elvis and Linda Thompson, his steady girlfriend since 1972, split up.
November 19, 1976
Elvis meets Ginger Alden who will be his steady girlfriend until his death.
November 24 - 30, 1976
Elvis tours in concert.
December 2 - 12, 1976
Elvis plays the Hilton in Vegas for the last time. Evangelist Rex Humbard and his wife visit Elvis’ show and meet with him backstage on December 12, 1976. Humbard will be asked to speak at Elvis’ funeral the next year.
December 27 - 31, 1976
Elvis tours in concert, ending with a special New Year’s Eve concert in Pittsburgh, Pennsylvania. February 1976
Elvis has a week of recording sessions in the den at Graceland, with RCA bringing in mobile recording equipment. Songs from this will comprise the forthcoming album “From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee” and over half of the forthcoming “Moody Blue” album.
March 17-22, 1976
Elvis tours in concert.
April 21-27, 1976
Elvis tours in concert.
April 30 - May 9, 1976
Elvis performs an engagement at the Sahara Tahoe in Nevada.
May 27 - June 6, 1976
Elvis tours in concert.
June 25 - July 5, 1976
Elvis tours in concert.
July 23 - August 5, 1976
Elvis tours in concert.
August 27 - September 8, 1976
Elvis tours in concert.
October 14 - 27, 1976
Elvis tours in concert.
October 29 - 30, 1976
Elvis continues recording in the den at Graceland, including his last single "Way Down."
Early November 1976
Elvis and Linda Thompson, his steady girlfriend since 1972, split up.
November 19, 1976
Elvis meets Ginger Alden who will be his steady girlfriend until his death.
November 24 - 30, 1976
Elvis tours in concert.
December 2 - 12, 1976
Elvis plays the Hilton in Vegas for the last time. Evangelist Rex Humbard and his wife visit Elvis’ show and meet with him backstage on December 12, 1976. Humbard will be asked to speak at Elvis’ funeral the next year.
December 27 - 31, 1976
Elvis tours in concert, ending with a special New Year’s Eve concert in Pittsburgh, Pennsylvania.