Abaixo, uma pequena entrevista com Jerry Schilling. Jerry trabalhou para Elvis entre 1964 à 1976, e tinha uma boa relação com o rei. Jerry estava ao lado de Elvis, quando o rei foi visitar o presidente americano Richard Nixon em 1970.
Esta entrevista foi publicada originalmente no site Elvis Information Networlk.
É um depoimento super interessante de Jerry sobre o que se passava ao redor de Elvis. Confira...
Você tem uma vista muito bonita da sua casa.
Elvis comprou esta casa para mim.
Você pode falar algo sobre as drogas?
Eu acho que já se foi dito o suficiente sobre as drogas. Tudo foi aumentado e colocado fora de perspectiva e não merece nenhum comentário. Red, Sonny e Dave exageraram e mostraram as coisas totalmente fora de contexto.
O que Elvis achou do livro deles (Elvis, What Happened)?
Ele me disse que tudo o que poderia Ter sido escrito sobre ele já havia sido escrito. Portanto não o incomodou pessoalmente. O que o incomodou foi que, desta vez, estava vindo do circulo de amigos, para os quais ele tinha feito muitas coisas boas. Feriu seu orgulho. Ele também sentiu que outras pessoas poderiam ser magoadas, como sua filha Lisa, ou Vernon, ou pessoas que trabalhavam para ele. Acho que foi extremamente disconcertante para ele.
Na foto ao lado, Elvis acompanhado de Linda Thompson e Jerry Schilling, em 1974.
Você sabe se Elvis leu o livro?
Não. Isso tem sido um mistério. Eu sei que ele sabia sobre certas coisas que foram ditas no livro, mas não sei se ele o leu.
Billy Smith disse que não.
Eu não acredito que ele leu. Conhecendo Elvis, e a forma como ele nem gostava de assistir seus filmes, eu duvido que ele tenha lido.
Além da aparente tentativa com John O´Grady de convencer Red e Sonny a não lançarem o livro, Elvis nunca fez nenhum esforço, que você saiba, para impedi-los, ligando para Sonny ou Red?
Sim, ele ligou para Red.
Eu sei que ele ligou para Red uma vez, mas de acordo com o livro, ele disse para eles irem em frente com o que quer que eles estivessem fazendo.
Bem, isso foi depois que ele pensou ser possível convencê-los a esperar antes de lançar o livro. Elvis nunca foi o tipo de pessoa que pede para alguém fazer algo que a pessoa não quisesse fazer. O simples ato de ter ligado para Red foi, se você conhecesse Elvis e eu sei que Red o conhecia, para dizer: "Isso já foi longe demais". Mas ele não ia dizer, "Red, por favor não publique este livro". Ele estaria se rebaixando. Mas o fato de ter ligado e falado com Red, ele estava pedindo desculpas desta forma. Ele era super sensível e nunca queria guardar sentimentos ruins.
Porque na sua opinião, Red e Sonny foram despedidos?
Eu não sei exatamente o porque. Eu acho que foi por várias razões, todas no mesmo momento. Eu sei que Elvis me disse, que eles simplesmente se distanciaram, não estavam mais interessados nas mesmas coisas. Outra razão foi os processos na justiça. Acredito também que Elvis estava se cansando da super proteção, mesmo que ela fosse necessária em certos momentos.
Eu já ouvi dizer que os rapazes, e acho que isso inclui você também, usavam Elvis?
Eu não me importo com isso.
Você se separou deles certo?
Algumas vezes, mas eu sempre retornava. Na verdade, eu estava conversando com Lamar uma vez e disse: "Temos que aceitar o fato que, Elvis é uma grande parte de nossas vidas e sempre será".
O que eu estou perguntando é, havia um sentimento verdadeiro ou Elvis era apenas uma segurança financeira?
Como eu vejo, eu sempre admirei Elvis, mesmo antes de conhecê-lo pessoalmente. Existe muito marasmo no tipo de trabalho que nós tínhamos. Muitos momentos quando você precisava ter uma força interior para lidar com o estilo de vida. Você diz para você mesmo: "Estou levando este tipo de vida e é tudo que eu sei. E se eu for despedido?". Mas acho que quase todo mundo que trabalhava para Elvis começou como amigo no inicio. Todos nós voltamos por causa da amizade. Não era Elvis dizendo, "Preciso de um contador".
Eu comecei como segurança, fiz dublagem em alguns filmes e trabalhei como editor também, e depois fui relações públicas nos últimos 5 anos. Este foi o trabalho que ele me ofereceu quando ele foi encontrar-se com o presidente Nixon em Washington. Eu estava com ele na época. Ele me ofereceu o emprego e eu recusei a princípio porque a idéia de ficar o tempo todo sem fazer nada, apenas esperando para assistir filmes não me atraía.
Eu disse: "Como você acha que eu me sinto? Nós voltamos para Memphis e eu fico sentado aqui por 3 meses e nós vamos assistir filmes toda noite". Ele era incrível. Ele apenas me disse: "Como você acha que eu me sinto, eu faço a mesma coisa".
Mais tarde ele me enviou cartões que diziam que eu era o relações públicas dele. E os cheques começaram a entrar de novo. Eu prometi a mim mesmo que se começasse parecer como um emprego, eu ía me demitir, porque eu não queria que interferisse com a amizade. Nós não só trabalhamos juntos, nós vivíamos juntos, eu acho que o grupo que trabalhava para Elvis, foi arrumado não conscientemente, mas de acordo com a necessidade, para que Elvis pudesse viver o tipo de vida que queria viver. Eu acho que o grupo permitiu isso.
Por que, em sua opinião, Elvis criou seu próprio grupo e nunca realmente fez algo além de, como você disse, ir ao cinema? Ele pagou as pessoas que o acompanhavam ? Para mim é quase irreal.
Primeiro, as pessoas ao lado dele eram pessoas diferentes. Eu acho, basicamente, que o grupo era um reflexo de Elvis. Estamos falando de um cara que era conhecido como maior artista do mundo. Nenhum bobo poderia Ter entrado em cena como Elvis entrou, Ele era tão profundo que ele realmente precisava ir assistir filmes para espairecer um pouco. Nós sabíamos disso. Nós brincávamos como crianças, era uma forma de relaxar. Assistir os filmes era especial para ele e tornou-se seu estilo de vida. Uma época, nós estávamos preparados para ir a Europa em férias. Então tivemos uma reunião com o Coronel que o lembrou que se ele fosse sem dar uma entrevista coletiva local, iria magoar os fãs. Então fomos para Bahamas. Você quer saber porque ele nunca fez coisas que outras pessoas na posição dele teriam feito? Este é o exemplo perfeito.
Você acha que as coisas teriam sido diferentes se a forma como tudo aconteceu com relação a Red e Sonny tivesse sido diferente?
Sim. Eu acho que a forma como tudo aconteceu não foi certa. Eu compreendo a raiva deles e concordo. Se Elvis tivesse feito o mesmo comigo eu teria ficado magoado. Mas se você conhecesse Elvis, ele não poderia Ter lidado com a situação diferentemente. Ele não era capaz de olhar para eles e dizer: "Ei, vocês estão despedidos". Ao mesmo tempo, entretanto, tenho certeza que os dois, teriam voltado a trabalhar com ele.
Você acredita que ele teria os chamado pra trabalhar para ele de novo?
Com certeza, mas tudo foi feito de forma errada e eu acredito que eles tinham direito de reclamar, fazer qualquer coisa, mas não tinham o direito de ir escrever um livro e acabar com a imagem do homem.
Há algo além disso que você gostaria de dizer?
Sim. Eu falei anteriormente de quanto admirava Elvis, até mesmo antes de eu conhecê-lo. Eu gostaria que todos soubessem que quando eu o conheci, ele não se transformou em apenas uma pessoa, mas um amigo muito especial. Você sempre podia contar com ele. Ao mesmo tempo, ele foi um homem muito especial, mas era também um ser humano e como todo ser humano ele fez algumas coisas erradas. Julguem o homem pelo o que ele fez. Ele foi um homem que fez muita gente feliz neste mundo. Ele ousou ser diferente. Ele foi também um homem que raramente magoou pessoas. Ele fez muita coisa boa e se ele magoou alguém, foi a ele mesmo, e isso não foi intencional. Mas eu acho que ele tinha direito de errar. Acho que o mundo perdeu muito de sua mágica quando Elvis morreu, e eu sei que nunca será o mesmo para mim.