1966

 

Em fevereiro são iniciadas as gravações de "Spinout" cujas cenas externas foram feitas em Nagoura, fora dos limites de Los Angeles, e no Dodge Stadium, onde chegaram a utilizar 28 atores e 200 extras. Debora Walley e Elvis eram sempre vistos juntos e dizem que os dois compartilhavam o mesmo entusiasmo e interesse por estudos sobre espiritualidade. Debora escreveu lindas palavras sobre Elvis no dia em que ele faleceu. Entre outras coisas ela disse que ele mudou sua vida completamente com sua procura por respostas espirituais, que caso contrário teria sido muito superficial. Ela ainda comenta que talvez eles tenham se tornado muito amigos porque as pessoas ao redor de Elvis não compreendiam o seu lado espiritual. Ela diz ter ficado muito triste com a notícia da morte dele, mas lembrou que Elvis teria dito a ela durante as filmagens de "Spinout" que ele não viveria muito. Debora Walley faleceu em maio de 2001, aos 57 anos de idade. Durantes as filmagens de "Spinout", Elvis foi visitado pelo presidente Lyndon Johnson. As complicações de saúde de Steve Sholes e o eventual afastamento de Chat Atkins, favoreceram a entrega da produção da trilha sonora a Felton Jarvis. Jarvis, produtor musical que trabalhava na RCA desde 65, admirava Elvis desde o início da carreira dele. Ele chegou até a gravar uma canção tributo chamada "Don't Knock Elvis" em 1959. Os dois se tornaram muito amigos e Jarvis deixou a RCA em 1970 e passou a trabalhar exclusivamente para Elvis.
Ainda em fevereiro, insistindo nas reprises, a RCA lançou dois singles, quatro temas do antigo LP "His Hand in Mine". Elvis já ultrapassara a marca dos 60 Discos de Ouro, mas o público ignorou outro single, o "Frankie & Johnny"(com Please don't stop loving me no lado B), apresentado para promover o filme que seria lançado no mês de março.
Em abril Elvis foi para Nashville para providenciar material para um LP gospel. Os trabalhos foram inciados no dia 25 de maio, com a célebre "How Great Thou Art". O album recebeu um Grammy no início de 68, na categoria de Best Sacred Performance de 1967. E a canção receberia um grammy na categoria Best Inspirational Performance Song em 1974. Quando Elvis voltou a Memphis ele resolveu construir uma fonte e uma estátua de Jesus no jardim dos fundos de Graceland. Destinado ao recolhimento e meditação, o local chamou-se "Meditation Garden" ou "Jardim da Meditação".
O filme "Paradise Hawaiian Style" estreou em junho, acompanhando pelo LP da trilha. Elvis voltou a Nashville no dia 10 de junho para mais gravações. No final do mês ele foi para Hollywood para iniciar as gravações de "Double Trouble". A trilha sonora foi gravada em dois dias.
Em setembro Elvis inicia as filmagens de "Easy Come, Easy Go". A trilha sonora foi gravada nos dias 28 e 29 na Radio Recorders. No dia 16 de Setembro, Elvis alugou a casa na 1350 Ladera Circle, em Palm Springs, California por um ano pela quantia de $21.000,00 dólares. O Coronel Tom Parker, que vivia nas proximidades, acreditava que aquele seria o lugar perfeito para Elvis relaxar, curtir os amigos e se afastar de Hollywood. Seria nesta casa que Elvis e Priscilla passariam sua lua de mel no ano seguinte. "Spinout" estreou em outubro, com um esforço extra de publicidade para celebrar o 10° Aniversário do Rei do Rock em Hollywood.

Elvis e sua paixão por cavalos

 

Segundo Priscilla, a época em que Elvis esteve mais feliz em sua vida foi quando ele desenvolveu uma paixão enorme por cavalos. Ela teria dito a ele que gostaria de ter um cavalo, já que gostava deles desde pequena. Graceland tinha até um estábulo antigo nos fundos, onde Vernon guardava móveis velhos. Um dia Elvis comprou um cavalo para Priscilla, a quem ela chamou de Dominno e outro para que Sandy (esposa de Schilling) pudesse acompanhá-la.Logo em seguida ele compraria Rising Sun (Palomino Stallion) para si mesmo. Em pouco tempo Graceland passou a ter 16 cavalos, já que ele acabou comprando cavalos para todos do grupo. Entre eles estavam um sorrel chamado Spurt, um bay chamado Guy e um chestnut. Um dos que ele gostava muito era o Bear, um Tennessee Walker preto muito bonito. Priscilla comenta em seu livro que os outros hobbies de Elvis, os karts e carrinhos (autorama) eram apenas máquinas. Os cavalos reagiam ao seu amor e era comovente observar a afeição de Elvis pelos animais. Priscilla e Elvis cavalgavam nos finais da tarde até a noite e os fãs, que estavam sempre do lado de fora de Graceland, podiam vê-los.

1966 - Elvis pede Priscilla em casamento e festa de fim de ano

 

Pouco antes do Natal Elvis pediu Priscilla em casamento. Eles tentaram manter o casamento como um segredo. Elvis tinha dito a Priscilla que seria importante ela comprar um vestido de noiva rápido porque se a notícia fosse descoberta eles poderiam então se casar imediatamente.Em dezembro, como acontecia desde o início dos anos 60, Elvis daria sua festa de fim de ano. Este ano ela aconteceu mais uma vez no Manhattan Club de Memphis, que costumava ficar na Highway 51, ao norte de Graceland. Elvis usava sempre o Monte's Catering para fornecer a ceia e algumas das atrações naquela época foram: Willie Mitchell Band e David Porter da dupla Sam&Dave. Neste ano, devido à imensa popularidade de tais festas, Elvis não pôde encontrar um local para estacionar o carro. Ele não pôde comparecer a sua própria festa, o que o faria mudar o local das festas nos anos seguintes. O ano de 1966 foi certamente um ano especial na vida de Elvis. Foi também neste ano que ele conheceu dois cantores que admirava muito e cujo shows ele sempre assistia; Jackie Wilson e James Brown. Quando Wilson teve um derrame em 1975, Elvis enviou um cheque para cobrir as despesas médicas. Brown se tornou amigo de Elvis desde quando o conheceu até 77, sendo um dos poucos artistas a comparecer ao funeral de Elvis. Jackie Wilson uma vez disse: "Muita gente critica Elvis por ter roubado a música dos negros, quando na verdade, quase todo artista solo negro copiou os maneirismos de Elvis no palco".